As 3 principais dicas na hora da validação do documento (RG e CNH)
Quais são as 3 principais informações para a validação documental? Fique atento aos principais métodos de fraudes em documentos (RG).
Falando um pouco de análise documental, no Brasil podemos encontrar diversos tipos de documentos de identificação (Carteira de Identidade) mais conhecidos por “RG” sendo muitos documentos antigos anteriores ao ano de 1983 Datilografados, porém, foi padronizado um novo espelho no ano de 1983 pela lei 7.116 de 29/08/1983 que passou a ser utilizado nos documentos Informatizados e posteriormente nos Digitalizados (Documentos atuais).
Entretanto mesmo tendo sido padronizado um espelho, podemos encontrar diversos tipos de formatação e preenchimento, ao que se refere aos tipos de alinhamentos, espaçamentos e até mesmo utilização de barras e/ou pontos separando os caracteres numéricos com relação a datas de nascimento e emissão, n° de registro, CPF e documento de origem. No Brasil temos 27 estados, sendo cada um com sua padronização e algumas peculiaridades.
1-) Verifique a fotografia do Documento de identificação
Consequentemente verificamos que o fraudador efetua apenas adulteração com relação a fotografia do portador, acima de tudo se faz necessário uma visualização muito importante que não pode passar por desapercebida que seria a conferencia da idade em que o portador tinha na data de emissão do documento, com a fotografia aposta no mesmo.
2-) Consulte os antecedentes criminais
Visto a primeira dica, recomendamos mais uma conferência para complementar a análise. É de muita valia a consulta de antecedentes criminais para ratificarmos suspeita com relação a fotografia contida no documento em questão.
3-) Consulte os dados na Receita Federal
Levando em consideração possíveis adulterações, efetuamos 02 consultas importantes. Sendo a 1° consulta junto ao site da Receita Federal para validação do CPF, Nome do Portador e Data de nascimento.
Tendo como 2° consulta junto ao TSE para confirmação do nome da mãe do portador e ratificando a validade do nome do portador e data de nascimento. Em alguns casos conseguimos bater uma possível irregularidade quanto as bases cadastrais.
Vale a pena aprofundar seu conhecimento com os cursos de Grafoscopia e Documentoscopia que a Acert desenvolve trazendo análises de casos reais de documentos e assinaturas fraudulentas.
Casos que foram apurados em operações gerenciadas aqui da Acert, detalhamento dos mais novos métodos utilizados pelos estelionatários e também, contato com nossos peritos que possuem mais de 6 mil horas ministradas sobre os temas.