Além de entender como emitir a primeira e segunda via do RG, iremos mostrar diversos pontos importantes para o agendamento. Vamos lá?
O registro geral (RG), é um documento muito importante que acompanha toda a vida do cidadão, seja ele um brasileiro nato ou brasileiro naturalizado. O documento é utilizado para a apresentação em diversas situações.
Na grande maioria das vezes, apresentamos em blitz policiais, cadastro em bancos, cadastros em universidades e escolas.
Onde devo tirar meu RG?
Onde emitir seu RG em São Paulo:
Caso você seja de São Paulo, agende uma consulta no Poupatempo mais próximo. O processo de emissão é extremamente rápido.
Devido a alta demanda de pessoas procurando emitir os documentos, você deve agendar com antecedência a data e horário.
É comum o agendamento ser feito através do 0800 ou pelo próprio site do Poupatempo.
Tenha em mãos:
– Protocolo de agendamento do Poupatempo (você receberá por e-mail ou SMS no celular);
– Certidão de nascimento original e cópia;
– 2 fotos 3×4 coloridas ou preto e branco;
– Documento da mãe original ou cópia;
– Certidão de casamento original e cópia (caso os responsáveis sejam casados);
Como emitir o documento sendo menor de idade?
Caso você seja menor de idade, você deverá comparecer no posto de identificação acompanhado do responsável legal e munido dos documentos mencionados acima. O responsável legal deve estar portando documento de identificação original.
No caso, o responsável legal é pai, mãe, tutor, guardião ou um acompanhante autorizado pelo juízo da Infância e Juventude.
Caso o responsável legal não consiga comparecer ao posto de identificação, o menor de idade deve levar o documento de identificação do responsável, como também a “Autorização” devidamente assinada. (A autorização é fornecida pelo Poupatempo)
Se o menor de idade for emancipado ou casado, ele não necessitará de autorização.
Como tirar a segunda VIA da carteira de identidade (RG)?
O cidadão deve se encaminhar ao posto de identificação mais próximo para a emissão da 2° VIA da carteira de identidade nos seguintes casos:
– Caso o usuário queira atualizar sua fotografia, nome do portador (alteração do nome civil após casamento ou divórcio/separação);
– Cédula de identidade danificada ou em situação de má conservação;
– Perda do documento ou extravio;
– Furto ou Roubo;
Para a emissão da segunda VIA, o usuário terá que pagar uma taxa que varia de acordo com a Lei fiscal de cada Estado. Ou seja, as regras aplicadas em São Paulo, não se aplicam em Minas Gerais. O que dificulta a parametrização deste dado.
Questione no posto de atendimento sobre as isenções aplicáveis à taxa (em caso de roubo do documento, pessoas desempregada, idosos, etc)
O que fazer em caso de roubo, perda ou furto do documento de identidade (RG)?
Primeiro dirija-se a uma Delegacia de Polícia Civil mais próxima e registre um boletim de ocorrência de acordo com os fatos.
Lembre-se que é sua responsabilidade informar aos órgãos públicos as situações para que possam efetuar o bloqueio do documento de identidade.
Em São Paulo, o usuário pode realizar o boletim de ocorrência através da internet.
Fontes: GuiaDocumentos