Piauí ainda não tem data definida para emitir o novo modelo de identidade, o DNI.
O Documento Nacional de Identificação (DNI) promete unificar os documentos de identidade. Alguns estados já estão emitindo o novo formato de RG que o acompanha desde esta última terça-feira (20/08/2019). Entretanto, o Piauí ainda não aderiu o novo modelo de identidade. O estado do Piauí tem até março de 2020 para se adequar ao novo formato de RG.
De antemão, os estados em que você já pode pedir a via do novo documento são São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. O Piauí deve ser o próximo a se adequar a esta nova documentação. A identidade segue os parâmetros definidos pelo decreto de n° 9278, de 5 de fevereiro de 2018.
Quais as características que diferenciam este novo modelo de documento de identidade?
De acordo com o governo federal, essa nova identidade incluirá mais informações de registro sobre o cidadão. Isso diminuirá a necessidade de carregar diversos documentos, facilitando diversos processos cadastrais.
Entre esses registros inclusos na carteira, consta o título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e NIS/PIS/PASEP.
Também será possível incluir indicadores para portadores de necessidades especiais e códigos referentes ao CID (Código Internacional de Doenças). Todavia, todas essas informações adicionais são facultativas, mediante a requerimento do cidadão.
Ainda mais notável será a integração da carteira com o Documento Nacional de Identificação. Com ele, você poderá acessar todas as suas informações de forma digital. Esta identidade eletrônica será aceita em todo território nacional que solicitar uma identificação do usuário.
Além disso, uma carteira com um padrão nacional definido facilita a identificação de possíveis RG’s falsos. Isso porque até agora cada estado produzia um documento com suas próprias regras de formatação, o que dificultava o processo de validação documental.
Além do Piauí, os estados que ainda precisam se adequar ao novo formato são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Em conclusão
Resumindo, alguns estados já estão disponibilizando essa nova identidade. Ao passo que ela irá reunir diversas informações em uma só identidade, o novo RG vem para facilitar a vida do cidadão.
Dessa forma, se você quiser tirar a nova carteira, será necessário emitir uma segunda via do documento. Entretanto, aqueles que residem no Piauí terão que esperar uma posição do governo do estado para ter em mãos o novo RG. A data limite para adequação é março de 2020.
Fonte: Governo de São Paulo/Governo Federal