Aprenda a realizar validações documentais em RG e conheça uma ferramenta que vai te auxiliar na identificação de fraudes
No Brasil, o principal documento de identificação ainda é o RG (Registro Geral). A validação de um documento RG, é uma operação extremamente complexa em função das grandes diferenças nos formatos adotados pelos 27 estados brasileiros. A validação do documento normalmente é caracterizada por métodos de conferência dos dados dos próprios documentos emitidos em cada estado e em cada período.
Principais métodos na hora da validação do documento
Sabendo que os documentos não determinavam uma padronização, um dos elementos úteis analisados para a validação é o nome e a assinatura do diretor do órgão emissor responsável na época da expedição do documento.
Outro elemento a ser averiguado, é a numeração do documento. Verifique se existe ou não o dígito verificador, e se encontra no local correto. Lembre-se que nem todos os estados utilizavam do mesmo método de segurança.
Certifique-se que o modelo de documento apresentava perfuração na fotografia do documento de identificação. Esta informação também não era introduzida em todos os Estados e períodos.
Também devemos estar atentos a compatibilidade da idade aparente na foto, os dados impressos no espelho do documento, a formatação das informações e, por fim, a compatibilidade dos documentos de origem.
A ferramenta Acert ID, é uma plataforma online que valida e autentica documentos de identidade de todo o território brasileiro, que pode te ajudar muito no seu dia a dia.
O usuário consegue realizar validações documentais em diversos modelos de documentos RGs e carteiras de habilitação (CNH).
O Acert ID, valida todas as principais informações e formatações dos documentos de identificação, utilizando uma base robusta na comparação.
O sistema valida documentos Rg (Modelos Atuais), Rg (Modelos Antigos), Carteiras de Habilitação (CNH), entre outros documentos como Reservista do Exército e carteiras da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Também possuí funções complementares que auxiliam a ter uma resposta mais concreta da validação, como o CAF e seus modelos comparativos.
Ao final do processo da validação documental, o usuário recebera a Análise de Risco do sistema, podendo ser Baixa, Média ou Alta. Que resulta o grau de risco que aquele documento apresenta.
Os resultados das validações documentais, também verificam cada campo do documento, desde seu:
– Preenchimento;
– Dígito do RG;
– Evolução Cívil do Documento;
– Formatação do RG;
– Formatação da Data de Expedição;
– Formatação da Data de Nascimento;
– Dígito do CPF;
– Formatação do CPF;
– Delegado responsável;
– Perfuração da fotografia;
– Brasão;
– Instituto;
– Órgão Emissor do Documento;
– Estado de emissão;
– Estado de emissão do CPF;
– Signo;
– Idade;
– Idade de expedição do RG;
– Ano da primeira via do RG;
Para testar a ferramenta, preencha o formulário abaixo. Após o envio, é só aguardar que a equipe comercial te encaminhará uma ficha de cadastramento para o usuário teste.
Fonte: Acecampolimpopaulista