Consulte seu CPF na lista dos negativados sem precisar sair de casa
Muitos brasileiros passam por problemas com dívidas, e, para realizar um financiamento, é importante ter seu nome limpo. Empresas não costumam conceder crédito para pessoas com baixo score para evitar possíveis inadimplências. Por isso, é importante entender a função do CPF e realizar uma consulta no mesmo regularmente.
Você pode realizar essa verificação sem sair de casa, de forma online, com algumas das empresas já permitindo a consulta de forma gratuita. Após certificar por possíveis pendências, o consumidor receberá informações sobre as dívidas, valor e telefone, caso haja irregularidades.
Realizar uma consulta de CPF de forma gratuita
O Serasa permite a consulta sem a necessidade de pagamentos, tanto pela internet como pelo aplicativo. Primeiramente, é necessário fazer um cadastro informando seu CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Do mesmo modo, é possível utilizar sua conta no Facebook para confirmar os dados. Ao realizar o cadastro, você poderá ver seu score e possíveis pendências.
Como outra opção, o Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção de Crédito) também permite consultar seu CPF de forma gratuita. Assim como no Serasa, será necessário fazer um cadastro declarando algumas informações pessoais. Logo depois do cadastramento, o portal solicitará uma confirmação por e-mail ou SMS, seguido de algumas perguntas particulares.
Verificar diretamente com o SPC (Serviço de Proteção de Crédito)
O SPC disponibiliza a plataforma Negociar Dívida On-Line, onde é possível fazer essa verificação de seu CPF para negociar pendências financeiras. Entretanto, o portal não informa score, apenas dívidas e uma plataforma para negociação.
Logo depois de realizar o login você terá acesso a toda empresa que você precisa negociar, além de poder procurar uma por nome. Após isso, será fornecido um extrato para que você possa quitar a dívida, caso haja.
Caso queira uma análise mais completa, o SPC fornece esse serviço em sua loja. Entretanto, o serviço não é gratuito, é cobrado uma taxa de R$ 9,90. Com ele, é possível verificar registro de inadimplência, últimos endereços e telefones, registro de título protestado em cartório, informações do Poder Judiciário, crédito concedido e registro de cheque lojista.
É importante verificar mais de um órgão, já que cada um tem informações diferentes sobre cada empresa. Caso você tenha contraído qualquer pendência, você deverá ser informado previamente com um comunicado de que ela será incluída no banco de dados do SPC.
Depois de realizar o pagamento para quitar suas dívidas, o estabelecimento comercial deve acessar o sistema e dar baixa do registro. Segundo o SPC, o prazo para a exclusão no sistema é de até cinco dias úteis.
Fonte: SPC
Veja também: o CPF será documento único?